Transformadores à Seco na Geração Fotovoltaica

 

Transformadores à Seco na Geração Fotovoltaica

 

A constante busca pela sustentabilidade socioeconômica levou a sociedade ao investimento em tecnologias capazes de atender suas demandas através de sistemas que proporcionam o aumento na economia de recursos financeiros e a redução dos impactos ambientais. Um dos resultados desse importante desafio foi o desenvolvimento de métodos de geração de energia através fontes renováveis.

A energia fotovoltaica foi tema de grandes estudos à níveis internacionais, dada a importância frente aos benefícios que este tipo de geração traz à sociedade. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o WEF, o investimento apenas em energia solar a nível mundial superou a casa dos U$$160 bilhões em 2015.

No Brasil, o assunto está ganhando cada vez mais força e investimentos com estudos que mostram o elevado potencial de geração, com a aplicação de tecnologia fotovoltaica em função da alta irradiação solar sobre o território nacional, em destaque à região nordeste do país que apresenta um dos maiores níveis de irradiação do planeta. Com a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, o consumidor brasileiro passou a ser autorizado a gerar energia a partir de sistemas de geração distribuída e a fornecer o excedente à rede de distribuição de energia. Esta Resolução permite que todo consumidor possa contribuir com o meio ambiente, através da geração de energia a partir de fontes sustentáveis, além de gerar uma importante economia na conta de luz em seu próprio benefício.

O vasto território brasileiro e a falta de padronização no sistema elétrico nacional fizeram com que os consumidores de diferentes regiões passassem a consumir energia elétrica em dois principais níveis de tensão, em 110V e 220V (monofásicas) ou 220V e 380V (trifásicas). Os sistemas de geração solar são, por sua vez, padronizados para um nível de tensão, à escolha dos fabricantes. A adaptação desses sistemas de geração quando interligado à rede nacional de energia é feita por meio de transformadores isoladores ou autotransformadores à seco.

 

Contanto com uma equipe especializada e preparada, a Pólux Transformadores é referência no fornecimento de transformadores e autotransformadores dedicados para os sistemas de geração fotovoltaicas. Utilizando sua experiência no setor, a Pólux trabalha com equipamentos que garantem a segurança plena aos usuários e a proteção para o sistema elétrico da unidade consumidora, com o desenvolvimento de projetos que ampliam os níveis de eficiência energética e maximizam a vida útil do sistema.

Ligamos para Você