PT ES EN

+55 47 3275-3541

Tipos de Transformadores

Tipos de Transformadores

09.07.2018

Os tipos de transformadores são classificados conforme alguns quesitos como: finalidade, tipo, material do núcleo e número de fases.


Tipos de transformadores conforme sua finalidade


O transformador de corrente é um dos tipos de transformadores que são rotulados conforme sua finalidade, pois ele é que detecta ou mede a corrente elétrica que está passando na barra de alimentação ou no cabo.

Ele é capaz de transformar essa corrente em algo de menor valor que será enviado para um circuito eletrônico ou um instrumento de medição.

O transformador de corrente também pode ser usado quando é preciso baixar a corrente elétrica da rede visando a alimentação de equipamentos que não são capazes de aguentar grandes níveis de corrente.

O transformador de distribuição é o mais usado pelas concessionárias de energia elétrica e nas usinas, porque esses equipamentos é que distribuem a energia que foi gerada levando até os consumidores de acordo com a necessidade de cada consumidor.

Já o transformador de potencial tem como capacidade a alteração dos valores de tensão que vão para a bobina primária. A espira primária é quem recebe a tensão e a partir disso a corrente primária é conduzida. Como a corrente é alternada, acontece uma variação no fluxo magnético na parte interna do equipamento.

O ferro magnético é o responsável por canalizar o fluxo juntamente com a espira secundária fixando assim a tensão nessa espira. A corrente induzida será estabelecida quando não há um circuito fechado que está ligado à espira secundária.

O número de bobinas é mais um item que serve para determinar os tipos de transformadores. Nesse caso, os equipamentos que tem duas bobinas nomearam cada uma delas como primária e secundária e se estiver uma terceira, como terciária.

No entanto, existe ainda os transformadores que tem apenas uma e ele recebe o nome de autotransformador.


Tipos de transformadores conforme o material do núcleo


O material do núcleo também será para diferenciar os tipos de transformadores. O equipamento que tem um núcleo de ferromagnético conta também com chapas fabricadas em aço laminado, pois ele ajuda na diminuição das perdas motiva por correntes de parasitas.

No caso do núcleo de ar, o grande destaque está onde as bobinas são colocadas, pois elas devem ter contato direto com a atmosfera.

Segundo o número de fases, os tipos de transformadores são: monofásicos, trifásicos e polifásicos. O transformador monofásico serve para alimentar os circuitos de comando ou muito usado nas indústrias. Em casas, é comum encontrar o transformador monofásico devido a sua capacidade de transformar 127v em 220V e o contrário também.

No caso do transformador trifásico, ele está presente nas ruas, pois ele recebe a tensão oriunda da subestação que faz a distribuição com uma tensão que chega a 13800V e ele é que transforma para que as pessoas possam utilizar nos equipamentos com voltagens em 127v e 220V.

O polifásico é um transformador de grande eficiência, pois a tensão destina ao sistema precisa passar por 3 a 6 fases. Esse cuidado é necessário para que aja retificação de medida completa motivada pelos seus componentes.