20.08.2018
Você sabe para que serve um transformador de corrente? Não? Então, continue lendo esse texto, pois nós vamos esclarecer essa dúvida!
A função do transformador de corrente é dar todo o auxílio para que os instrumentos destinados a proteção e medição atuem de forma eficaz e segura sem que seja preciso empregar a corrente nominal para manter o equipamento carregado.
Os equipamentos mais utilizados são os transformadores de corrente nominal, porque é menor o número de espiras nos enrolamentos primários. Há maior quantidade de enrolamentos no secundário, porém os fios ali são mais finos.
A forma de identificar as relações de correntes são diversas, pois sempre a corrente primária é a que dá toda a carga ao circuito e a corrente secundária muda conforme a aplicação do transformador ou o caso em que ele será usado.
No entanto, ele torna a construção do equipamento responsável por medir mais fácil, pois seu dimensionamento é reduzido de forma a ser compatível com a corrente do secundário.
Quando são colocadas as iniciais P1, P2, S1 e S2 isso indica que as entradas e saídas são identificadas conforme os terminais de ligação levando em consideração a forma como o equipamento foi construído. É comum ver essas nomenclaturas em transformadores de medição e relés de potência.
Boa parte dos transformadores de corrente contam com uma polaridade subtrativa. Isso quer dizer que a corrente vai do primário para o secundário e a corrente secundário sai do S1 para o S2. Se isso acontece de outra forma, a polaridade recebe o nome de aditiva.
Contudo, essa polaridade aditiva costuma aparecer apenas quando o transformador é fabricado atendendo uma demanda exclusiva, pois a norma NBR-6856 afirma que os transformadores de corrente devem ter polaridade subtrativa.
É fato que os transformadores de corrente são usados em diferentes tipos de trabalho e, devido a isso, foi preciso produzir equipamentos que tivessem certas peculiaridades para que as atividades fossem atendidas.
Para que serve um transformador de corrente tipo enrolado, tipo janela e tipo barra?
Sendo assim, para que serve um transformador de corrente tipo enrolado, tipo janela e tipo barra? Em medições em que a corrente é mais baixa que a relação 200A por 5A é preciso utilizar o transformador tipo enrolado.
Com uma construção simples, ele conta com poucas espiras no seu enrolamento primário, mas a quantidade de fios é elevada, pois é preciso suportar a corrente da carga que é maior do que a destinada ao enrolado secundário e as suas espiras mais finas que dão a sustentação ao equipamento que tira as medidas.
O transformador de corrente tipo janela é construído de uma forma bem parecida com o tipo bucha, porém o seu diferencial está no meio do isolamento. Esse processo de isolamento entre bobina do primário e secundário ocorre por meio do ar.
Todavia, como não conta com bobina primária fixa, ele possui uma abertura no núcleo e é ali que o condutor passa a fazer o seu trabalho e tal configuração aponta para um condutor que conta com um sistema primário.
Por sua vez, o transformador de corrente tipo barra tem como peculiaridade a capacidade de fazer baixas medidas de tensão. Seu destaque está na capacidade de redução de correntes que são altas em corrente secundária resultando em isolamento do circuito para monitoramento a partir de um instrumento.